quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Marketing online: anúncios DIY são tendência

Uma boa parte do espaço publicitário disponível na Web é comercializado à moda antiga, ou seja, através de agentes e vendedores. Mas agora novas empresas e alguns pesos pesados como o Facebook estão dando aos anunciantes a opção de planejar, comprar e monitorar campanhas de anúncios online totalmente por conta própria. Do mesmo modo que a possibilidade de comprar passagens aéreas pela internet tirou uma boa fatia do negócio das agências de viagem, essas opções de campanha “self-service”, ou "faça você mesmo" (em inglês, Do it Yourself - DIY) prometem chacoalhar uma indústria que movimenta US$ 20 bilhões nos EUA.
Basta dizer que o Google se tornou uma empresa de US$ 185 bilhões em boa parte graças ao modelo self-service na compra de anúncios de texto que aparecem com resultados de busca.
A próxima fronteira lógica dessa tendência são os anúncios do tipo display, que devem chegar a 40% do mercado de anúncios online nos próximos anos. Até recentemente, esses anúncios eram muitos caros e bastante difíceis de serem criados por muitas empresas.
Os anúncios self-service têm potencial para atrair um grande número de novos anunciantes e sites para a publicidade online, incluindo pequenas empresas que até agora consideravam essa forma de marketing muito difícil ou muito cara.

Fonte: Revista Meio Digital

Nenhum comentário: