terça-feira, 12 de agosto de 2008

Cuil vai concorrer com o Google

De olho no mercado de buscas, atualmente dominado pelo Google, foi revelado no domingo, 27 de julho, um mecanismo de busca na internet que pode superar o líder em abrangência da rede. Trata-se do Cuil, novo serviço de pesquisa disponível no http://www.cuil.com/, capaz de indexar mais rapidamente e de forma mais barata uma quantidade de conteúdo maior do que a oferecida pelo Google.
A tecnologia, desenvolvida por ex-executivos do Google, utiliza técnicas conhecidas, que se baseiam em links e em padrões de tráfego de audiência, mas que também analisam o contexto de cada site e os conceitos relacionados a cada pesquisa do usuário.
De acordo com comunicado à Reuters, Tom Costello, co-fundador do Cuil e CEO, disse que “nossos avanços na tecnologia de busca online nos permitiram indexar muito mais, colocando quase que todo o material da rede ao alcance dos internautas.
Danny Sullivan, analista de busca online, disse que o Cuil deve explorar as reclamações dos usuários do Google – os quais afirmam que os resultados favorecem sites já populares. “A hora para surgir um concorrente é agora”, alertou Sullivan, “Mas competir com o Google ainda é uma tarefa assustadora, como a Microsoft pode lhe comprovar”.
A MS, líder mundial dos softwares ocupa o 3º lugar no mercado de buscas online e tem fracassado em unir forças com o Yahoo!, segundo lugar, para combater o Google.

Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário: